Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Racismo

A discussão sobre relações raciais no Brasil é permeada por uma diversidade de conceitos

O uso destes, muitas vezes, causa discordâncias entre autores, intelectuais e militantes com perspectivas teóricas e ideológicas
Diferentes e, dependendo da área do conhecimento e do posicionamento político dos mesmos, pode até gerar desentendimentos.

Todos os Seres Humanos derivam da mesma espécie. Entretanto, o conceito de RAÇA, originário do século XIX, trouxe conseqüências sociais e políticas para grupos diferenciados. O que levou a originar o...

Bob Marley: ''Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre haverá guerra.''

Racismo

O termo RACISMO está ligado à noção de RAÇA, como princípio de classificação da humanidade. A noção de Raça, por sua vez, tem sido altamente variável em conteúdo, de acordo com contextos políticos e culturais de seu uso.
O conceito de RAÇA utilizado no Brasil baseia-se na dimensão social e política do referido termo.

Racismo è

Qualquer conjunto de crenças e práticas que classifique a humanidade em coletividades distintas, definidas em funções de atributos
NATURAIS ou CULTURAIS.

Racista é

Qualquer pessoa que atribua uma classificação de pessoas tomando por base atributos naturais ou culturais

Tipos de Racismo

Racismo prático: forma de racismo que não chega a ser explicitado ou reconhecido pelo próprio sujeito. Caracteriza-se por atitudes racistas automáticas, irrefletidas. Seu caráter é naturalizado e culturalmente estabelecido. Esse tipo de racismo é o mais praticado no Brasil.

Racismo axiológico: expresso por um conjunto de valores e crenças que atribuem predicados negativos ou positivos em função da cor da pessoa.
• Racismo político (e partidário): Caracteriza-se por aberta expressão de grupos políticos que advogam o antagonismo aberto contra setores da população racialmente marcados. A Klu -Klux-Klan e segmentos neonazistas praticam abertamente esse tipo de racismo. Essa variante, entretanto, é pouco praticada no Brasil.


Racismo emotivo: expresso por manifestação de rancor, ressentimento, medo ou apreensão em relação a pessoas de outra raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário